‘Política De Dividendos Polpudos Pela Vale Veio Pra Permanecer’, Diz Schvartsman

Quinze bilhões para erguer o superior projeto de mineração integrado com ferrovia do mundo, a Vale, líder global do setor, vai adotar uma estratégia menos agressiva de investimentos no curto tempo. O foco principal neste momento é tratar bem o mercado financeiro, remunerando melhor os acionistas, disse Fabio Schvartsman, presidente da companhia, ao Estadão/Broadcast.

Advertisement

Afetada na pior incerteza de sua história - o rompimento das barragens da Samarco, em Mariana (MG), no fim de 2015 -, a gigante brasileira, sócia pela empresa com a australiana BHP, tenta retomar a operação no lugar. Schvartsman considerou que tudo será reconstruído. Quais são os planos de expansão da Vale?

A Vale vive um ciclo especial, que é a combinação de um caso global excelente do minério de ferro e uma oportunidade futura para criar a área de metais básicos. A volatilidade dos preços do minério diminuiu. A Vale agora está bem posicionada em matéria-prima de alta propriedade, com o projeto de Carajás (S11D).

Advertisement
  1. Você não sabe o rendimento no vencimento do título, mas sabemos que será positivo
  2. Ideias pra ganhar dinheiro
  3. Pague tuas contas fixas de 02 meses consecutivos
  4. Enivaldo Batista
  5. 4 - Comprar uma Moradia

Diante desse assunto, quais serão os futuros investimentos? Antes de responder a esta pergunta, temos de lembrar que a Vale concluiu um extenso investimento. Aprenda A Organizar As Finanças Pessoais milhões de toneladas de minério. Nossa técnica é de 450 milhões. Essa reserva será usada se os preços do minério voltarem a subir. A Vale viveu o superciclo. Mas, no término do dia, foi um desastre para as empresas. Não apenas a (anglo-suíça) Xtrata, porém a (canadense) Alcan. Empréstimo Consignado Caixa a aquisição da Inco, de níquel e cobre (no Canadá).

Advertisement

A Vale entrou sem se conceder conta de que não entendia nada do questão. Minério de ferro é um negócio de logística. No entanto a Vale ainda sofre pressão pra comprar ativos? Transformações a gente faz logo que entra. A principal que fiz (o executivo assumiu em maio de 2017) não foi só a do prédio (da sede da Vale), entretanto de governança. A única maneira de conquistar tornar a organização melhor é que ela não esteja sujeita a pressões inadequadas.

Quais seus planos pra Vale, considerando os problemas de adquirir licenças? Acreditamos que, prontamente, é muito relevante tratar bem o mercado acionário. Dois bilhões aos acionistas (agora aprovada), que veio pra ficar. 1 bilhão pra recomprar ações da Vale. Por que esse movimento? Desejamos doar segurança e previsibilidade para as pessoas que obter as ações. A Vale precisa de ser mais previsível. Entretanto não era assim antes?

Advertisement

A Vale prometeu excessivo e entregou de menos. Essa é a diferença. Temos de ser transparentes e a governança é respeitável. Sem Saiba Como Organizar Teu Orçamento Familiar de um controlador (que deixou de haver com a reestruturação societária em 2017), a influência de um terceiro fica muito pequeno. Por aqui não tem mais controlador.

Quem decide é um conjunto de acionistas. O que a empresa tinha prometido e não entregou, tendo como exemplo? A Vale teve um ciclo de euforia com o superciclo, quando todos os minérios atingiram preços estratosféricos. Só que depois da euforia veio a depressão (dos preços). A Vale tentou prometer que iria entregar resultado, porém como o contexto continuou insatisfatório, não entregou.

Advertisement

Tem de prometer em cima de detalhes. Como se faz isto? Criando valor ao negócio, como fizemos. Temos um tipo de minério, que de imediato é referência, fundamentado na mistura de matéria-prima de baixa particularidade com a de alta particularidade. Agora produzimos cerca de 100 milhões de toneladas deste minério, de um total de 400 milhões de toneladas da nossa realização. As vendas de ativos foram concluídas? Sim. Após a governança, foi um dos nossos melhores programas.

Onze bilhões. Aprenda O Que é Taxa Selic E Como Ela Afeta Seus Investimentos de uma união de desinvestimento e melhoria das operações. E os novos investimentos? Oito bilhões entre 2019 e 2020. A Vale só fará investimentos onde tiver retorno. Não iremos diversificar no curto prazo. Neste momento é fazer avanço orgânico e pequenas aquisições que façam significado aos nossos projetos.

Share This Story

Get our newsletter